Práticas sustentáveis

Instituições promovem ações criativas e sustentáveis em Santa Maria


Quais são os exemplos que queremos passar para as futuras gerações? Na busca por fazer a diferença, empresas e instituições de Santa Maria têm adotado práticas sustentáveis no dia a dia. As iniciativas vão desde a confecção de um aquecedor solar com materiais recicláveis até o investimento em placas solares, que resultam em energia totalmente limpa e renovável, sem gerar resíduos ou impacto negativo no Meio Ambiente.

Divulgação

EDUCAÇÃO 

No Bairro Nossa Senhora do Rosário, o Colégio Adventista de Santa Maria tem transformado o compromisso com o Meio Ambiente em momentos de educação, empatia e aprendizagem em família. Com 650 alunos matriculados, a instituição aposta em projetos criativos para construir um mundo melhor.
– Quando ouvíamos falar sobre aquecimento global, parecia algo muito distante. Era apenas uma possibilidade. Agora é fato. Hoje, quando você conversa com os alunos e fala sobre a importância da reciclagem e de criar projetos que possam proteger a natureza sem trazer prejuízo para o ser humano, eles conseguem enxergar com maior clareza do que nós enxergávamos há 40 anos atrás. Vejo isso como um passo muito positivo para o futuro, porque eles não encaram como um trabalho para ganhar nota. São projetos que são desenvolvidos para um futuro sustentável. Então, eles levam muito mais a sério por entender a necessidade e importância disso, percebendo também que existem formas de fazer a diferença sem gastar muito dinheiro – destaca o diretor do Colégio Adventista, Gelson Cavalini Torman. 
No primeiro semestre de 2023, três turmas de 2° ano do Ensino Médio trabalharam, durante as aulas de Física, na construção de um aquecedor solar com materiais de baixo custo, como caixas de leite e garrafas PET.
O objetivo foi gerar uma alternativa para o aquecimento de água para torneira elétrica ou chuveiro, uma vez que o último demanda um grande consumo de energia elétrica, representando cerca de 40% da conta de luz dos santa-marienses.
A construção de uma casa para o projeto Pets de Rua também se destaca entre as ações que orgulham a instituição. A montagem, que ocorreu em abril, buscou conscientizar os alunos também sobre o respeito com os animais de rua. No processo, foram utilizadas mais de 170 caixas de leite vazias. O resultado final foi doado para uma ONG ligada ao acolhimento e proteção animal em Santa Maria. 
Compreendendo o valor da família neste processo, pais ou responsáveis foram convidados a criar brinquedos populares com materiais reutilizáveis. O projeto resultou em mais de 30 brinquedos, que devem ser apresentados em um evento da instituição, em setembro. 
Para Torman, as ações mostram que a única forma de mudar a situação do planeta a curto, médio e longo prazo é conscientizando as crianças. – Nós percebemos em várias atividades que são as crianças que acabam chamando a atenção dos pais, cobrando ou relembrando das práticas necessárias. Eles são o futuro – afirma o diretor do Colégio Adventista.

Divulgação

PLANEJAMENTO 

Antes de idealizar o Comitê pelo Meio Ambiente em julho de 2022, o Grupo Diário já se comprometia com esta nobre causa. Em 2019, foram instaladas as primeiras placas solares na sede da empresa, no Bairro Camobi.
Conhecida por não gerar resíduos no Meio Ambiente, a medida tem resultado em energia totalmente limpa e renovável. Atualmente, a instituição conta com 300 placas, atendendo 50% da demanda existente.
Com o projeto em andamento, a expectativa é chegar a 100% até 2024. Nos últimos anos, outras ações sustentáveis também foram adotadas pelo Grupo Diário. São elas: a separação e coleta seletiva dos resíduos; a instalação de ecopontos para recolhimento de óleo de cozinha e eletroeletrônicos; doação de sobras de lonas para Defesa Civil e reutilização deste material para a fabricação de sacolas para transporte de jornais.
No cotidiano do Grupo Diário, as boas ações ocorrem de forma simples com o ato de destinar corretamente os resíduos não recicláveis, recicláveis e orgânicos nas lixeiras disponibilizadas nos setores, salas, refeitório, banheiros, cantina e recepção da sede. 
À convite da gestão, a Químea Inteligência Ambiental realizou uma palestra abordando a importância da separação de resíduos com funcionários e colaboradores em dezembro de 2022.
Conforme a diretora administrativa do Grupo Diário, Vanessa Rizzi, o objetivo é contribuir cada vez mais com um mundo sustentável:
– O projeto tem um grande valor para o Grupo Diário. Aqui, aderimos aos ecopontos e a separação de resíduos em todos os departamentos. Temos várias ações internas para a reutilização de materiais, inclusive, uma readequação das bags de distribuição de jornal, que foram feitas com sobras de lonas dos outdoors, o que fez com que conseguíssemos eliminar quase 70% da utilização de sacos plásticos. Prezamos por uma empresa e uma cidade muito mais sustentáveis. Acredito que todos os funcionários, dentro e fora dos portões do Diário, têm essa consciência. Então, nós buscamos cada vez mais fortalecê-la para que se torne uma prática dentro das nossas rotinas. 

Divulgação



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto Embaixador D+ nas Escolas conhecerá os vencedores na próxima quarta-feira Anterior

Projeto Embaixador D+ nas Escolas conhecerá os vencedores na próxima quarta-feira

Em três meses de coleta seletiva, mais de 150 toneladas de resíduos foram destinadas corretamente em Santa Maria Próximo

Em três meses de coleta seletiva, mais de 150 toneladas de resíduos foram destinadas corretamente em Santa Maria

publieditorial